sexta-feira, 18 de julho de 2008

livro The Seven Failings of Really Useless Leaders

Este é um livro que apresenta uma visão original e muito pragmática sobre a Liderança: em vez dos tradicionais "Do", encontrará aqui os "Don't". Com efeito, não vale a pena tentar imitar os "celebrity leaders" ou os "super-gestores"; não funciona: há só um Belmiro de Azevedo,... e é o Belmiro de Azevedo, mais ninguém. É mais rápido e mais eficaz reconhecer e aprender com os nossos erros.

Na primeira parte do livro The Seven Failings são explicados 4 erros que por serem falhas pessoais, apenas depende de nós corrigi-las.

Part 1 – the four personnal failings

Chapter 1 - don't kill EXPLANATION – para que todos na equipa puxem a carroça na mesma direcção, devemos explicar o porquê de ter escolhido esta direcção.

Chapter 2 - don't kill EMOTION – hoje em dia, o medo e a coerção já não são factores de motivação. E já é tempo de liderar tendo em conta que os números e os resultados não contam por si só. As relações humanas, a colaboração, a orientação para o cliente, ou seja a Inteligência Emocional, também contam.

Chapter 3 - don't kill ENGAGEMENT – construir um compromisso nos dois sentidos entre a empresa e o colaborador é a tarefa do gestor, explicando como pode o colaborador contribuir com o seu profissionalismo para a missão do negócio (que é algo de muito distinto do que a criação de valor para o accionista; isto é a missão da empresa)

Chapter 4 - don't kill ENTHUSIASM – não crie zombies na sua empresa; confie na inteligência das pessoas na sua equipa e transmita-lhes energia.

Na segunda parte do livro são explicadas ainda 3 falhas mais relacionadas com a empresa.

Part 2 – the three company failings
Chapter 5 - don't kill REWARDS – temos de premiar o que queremos, não o que é mais fácil de medir; e não esquecer que as pessoas não trabalham apenas para o dinheiro: o poder, que advém com maiores responsabilidades, e o reconhecimento também são grandes alavancas da motivação.

Chapter 6 - don't kill CULTURE – não subestime a força da cultura (the way we do things around here): a cultura é como um par de algemas que manterá a sua empresa presa ao passado. É difícil mas é possível mudar a cultura quando for necessário.

Chapter 7 - don't kill TRUST – a confiança acontece quando se pode contar com o outro. A maneira mais rápida de matar a confiança é ser injusto. Por isso seja justo sempre: desde o recrutamento até ao despedimento.

Para corrigir estas três últimas falhas, precisaremos de envolver a gestão do topo. Mas, se assim não for possível, poderemos sempre atenuar os efeitos destas falhas.

Finalmente, e como sempre, se existem 7 falhas, a mais importante é a ...oitava!
Chapter 8 - don't kill ACTION - don't procrastinate! Do it now! Para que este livro seja de alguma utilidade, escolha algo a fazer para remediar uma ou mais destas falhas. E faça-o já!

ver o livro em: livro Seven Failings

nesta data, tenho em stock cerca de 20 exemplares (93 620 80 53)

1 comentário:

Steven Sonsino disse...

Hi Phillipe, congratulations on launching your new blog service. It sounds great. And thank you for featuring our book on your new blog.

If your readers are looking for more information there are free videos on how to be a better leader over at our new site:

The Death of Leadership.

Take care
Steven