sexta-feira, 15 de agosto de 2008

IDEAS ARE FREE - How the idea revolution is liberating people and transforming organizations


Este é um livro essencial sobre inovação incremental (na definição do Professor Costas Markides no livro Fast Second).

O livro Ideas Are Free parte de uma constatação acerca de uma falha de muitos gestores: não deixem espaço para os seus subordinados no terreno (i.e. as pessoas na loja ou na fábrica) sugerir soluções aos problemas que encontram no seu dia-a-dia: «Front-line workers see a great many problems and opportunities that their managers don’t. Today, most managers either don’t realize the full power of employee ideas or have never learned how to tap them effectively.».

Em 8 capítulos, Alan Robinson e Dean Schroeder mostram-nos de modo muito detalhado como se pode aproveitar esta fonte inesgotável de melhorias incrementais que resultará muito rapidamente numa vantagem competitiva significativa e duradoura.


Cada cápitulo termina com uma lista dos «key points» e uma lista de «guerrilla tactics» que os autores definem como «acções simples que podemos implementar de imediato, sem ter de pedir a permissão ao Chefe».

Chapter 1: The Idea Revolution
Este capítulo serve de enquadramento e de sumário ao livro: Uma ideia nasce quando alguém se apercebe de um problema ou de uma oportunidade, por muito pequeno que seja. Estas ideias, quando implementadas, melhoram a organização em algum aspecto. Quando os gestores têm a capacidade de captar e implementar um número elevado de ideias, a verdadeira dimensão do poder revolucionário das ideias aparece aos olhos de todos: não é invulgar atingir uma meta de 2 ideias implementadas por colaborador, por mês (i.e. 2.400 ideias implementadas por ano numa empresa com 100 colaboradores!).

Chapter 2: The Power of Small Ideas
Frequentemente, os gestores estão interessados em encontrar as grandes ideias, aquelas «que valem um milhão de dolares», aquelas que vão levar a uma inovação radical. No entanto, em muitos aspectos, as ideias pequenas são mais valiosas: são difíceis de serem imitadas pelos concorrentes e permitem à organização dar uma atenção enorme aos pequenos detalhes. Um número elevado de pequenas ideias, todos os meses, levam a organização a níveis impensáveis de excelência.

Chapter 3: The Pitfalls of Rewards
A recompensa mais comum por alguém ter dado uma boa ideia é de dar uma percentagem dos lucros ou da redução de custos obtidos. Mas para a maioria das ideias, é muito difícil avaliar este valor. De modo muito irónico, as empresas podem obter as ideias dos seus colaboradores sem ter de oferecer uma recompensa monetária por isso: a maior parte das pessoas têm ideias e querem dá-las porque simplesmente querem vê-las implementadas, muitas vezes para facilitar o seu próprio dia-a-dia.

Chapter 4: Making Ideas Everyone's Job
Nas organizações que melhor gerem as ideias, todos tem um papel a desempenhar. Apresentar ideias todos os meses é um dever dos colaboradores, definido no seu descritivo de funções. Promover as ideias dos colaboradore é o dever dos supervisores e dos gestores. E, como sempre, os gestores de topo devem ser envolvidos de modo a credibilizar o sistema, para laém de ser uma óptima maneira de guardar um contacto regular com a base da organização.

Chapter 5: Putting the Process in Place
Um sistema de gestão de ideias eficaz tem de ter as 8 características descritas neste capítulo:
Characteristic 1: Ideas Are Encouraged and Welcomed
Characteristic 2: Submitting Ideas Is Simple
Characteristic 3: Evaluation Is Quick and Effective
Characteristic 4: Feedback Is Timely, Constructive, and Informative
Characteristic 5: Implementation Is Rapid and Smooth
Characteristic 6: Ideas Are Reviewed for Additional Potential
Characteristic 7: People Are Recognized, and Success Is Celebrated
Characteristic 8: Idea Performance Is Measured, Reviewed, and Improved

Chapter 6: Focusing On What Matters Most
Uma táctica muita eficaz é de solicitar aos colaboradores ideias sobre um problema ou tema específico. O tema ideal é aquele que é simples de entender por todos na organização, que motiva, com resultados finais simples de medir e com uma ligação directa à performance da organização.

Chapter 7: Getting More and Better Ideas
Quando a organização tem o seu sistema de ideias a funcionar, convém continuar a procurar maneiras de aumentar a quantidade e a qualidade das ideias recebidas, semelhantes às maneiras descritas neste capítulo.

Chapter 8: Liberation and Transformation
Existe uma relação estreita entre a cultura de uma empresa e o seu sistema de gestão de ideias, em muitos aspectos: confiança, respeito, clima, motivação, empenho, trabalho em equipa, etc… Quando os colaboradores se apercebem que as suas ideias são tidas em conta, as atitudes mudam e a cultura melhora. O que acaba por ter um efeito positiva sobre a performance da empresa e sobre a qualidade de vida de cada um na organização.

Join the Idea Revolution. Ask your people for their ideas.

ver o livro em: livro Ideas Are Free
nesta data, tenho em stock cerca de 20 exemplares (93 620 80 53)
Elaborei um resumo mais detalhado deste livro.
Os autores estão disponíveis para conferências e workshops e deslocam-se com regularidade a Portugal.